Câncer de Boca

Qual a causa?

Os principais fatores que podem levar ao aparecimento do câncer de boca são: o fumo e bebida alcoólica em excesso que, quando estão associados, o risco da doença é maior.

No caso de câncer de lábios, a exposição ao sol é o principal fator, seguido do fumo.

Como aparece?

O câncer de boca aparece geralmente como uma úlcera (ferida) que no início não dói e não cicatriza. Cresce continuamente. O câncer de boca também pode se apresentar como alteração de cor (manchas brancas, vermelhas e/ou pretas) e aumento de volume ("caroços", "carnes crescidas", "bolinhas").

"Ferida" na boca que não desaparece em 21 dias, deve ser avaliada por um cirurgião dentista.

Como é feito o diagnóstico?

A principal forma de se detectar precocemente o câncer bucal é pelo auto exame da boca.Quando qualquer alteração for encontrada,deve-se procurar o dentista que irá avaliar a necessidade ou não de uma biópsia(remoção de pequeno fragmento para exame microscópico)para confirmação ou não do diagnóstico.

Como é o tratamento?

Após o diagnóstico realizado pelo cirurgião dentista, o paciente será encaminhado para o tratamento oncológico,que é feito basicamente por meio de cirurgia,associada ou não a radioterapia e quimioterapia.

O câncer de boca tem cura?

Sim. Se diagnosticado no início e tratado de maneira adequada, o câncer pode ser curado na maioria dos casos. No Brasil, metade deles é diagnosticado tardiamente. A melhor maneira de reverter essa situação é com a informação e auto-exame de boca.