O que é cárie dental?

A cárie dentaria é uma doença infecciosa e contagiosa que afeta os tecidos mineralizados dos dentes. Elas só ocorrem quando há formação de placa bacteriana sob os dentes.

O que é placa bacteriana?

É uma película esbranquiçada que se deposita sobre os dentes e tecidos bucais, composta de bactérias, resíduos alimentares e saliva. Essa placa converte os açúcares provenientes dos alimentos em ácidos que podem causar a cárie e a doença periodontal.

A formação da placa é contínua e somente pode ser controlada por hábitos regulares e adequados de higiene bucal.

O que é tártaro?

É a placa bacteriana endurecida pela precipitação dos sais minerais na saliva.
Se não for removido pode levar à perda óssea e inflamação gengival, o que denominamos de doença periodontal.
Para eliminar o tártaro são necessários procedimentos realizados pelo dentista.

É normal que as gengivas sangrem?

Não, o sangramento é indicativo da existência de uma inflamação na gengiva que habitualmente está associada à presença da placa bacteriana.

Quando e como escovar os dentes?

Sempre após as refeições e principalmente à noite, antes de deitar. Vídeo – www.colgate.com.br

Quando e como usar o fio dental?

É muito importante o uso do fio dental após as refeições e principalmente à noite, após a última escovação. Todos os dentes de nossa boca possuem 5 lados expostos e todos eles tem de ser limpos.

Uma boa escovação vai ser eficaz em limpar apenas 3 lados,porém as cerdas não conseguem entrar nos espaços entre os dentes. São nessas superfícies que o fio dental deve ser inserido com cuidado e com movimentos amplos – como o de" lustrar sapatos"- desde a gengiva até a parte superior do dente.Se houver sangramento,é normalmente um indicativo de que existe uma inflamação gengival e não o que a maioria das pessoas pensa,de que o fio dental cortou a gengiva.