Jorge Gonçalves Odontologia

Referência

odontológica

Implante Prótese

Jorge Gonçalves

Serviços Odontológicos LTDA.

Projeto Dentista da Floresta

Restaurações estéticas

Quais materiais são utilizados em restaurações estéticas?

São basicamente dois: as cerâmicas e as resinas compostas.
Os trabalhos em cerâmica demandam o auxílio de laboratório de prótese. Os cirurgiões dentistas preparam o dente e moldam. Esta moldagem é encaminhada ao laboratório e posteriormente fixada pelo dentista.
As resinas podem ser executadas no consultório ou em laboratório como as porcelanas.

Vale a pena trocar restaurações metálicas nos dentes posteriores por restaurações da cor do dente?

A troca de uma restauração metálica por uma estética vai depender do motivo. Se for para resolver um problema que envolva a saúde do dente, como uma fratura de restauração pré existente ou mesmo retratamento de cárie, não se discute sobre a troca. Mas se for puramente estético, devemos considerar fatores como desgaste do dente, custo e estado da restauração existente.

Uma restauração de material estético tem a mesma durabilidade que uma restauração de amalgama?

Existem, na boca de pacientes, restaurações de amálgama em bom estado e com desempenho funcional perfeito há mais de vinte anos, assim como existem restaurações em mau estado feitas há pouco tempo. As técnicas restauradoras estéticas atuais são relativamente novas se comparadas com a do amálgama e a das restaurações metálicas indiretas (feitas em laboratório). Todavia, já temos acompanhamento clínico com excelentes resultados de restaurações estéticas. A durabilidade de uma restauração depende de uma série de fatores, alguns diretamente relacionados com o cirurgião-dentista e outros, com o paciente.

Como é feita a manutenção das restaurações estéticas?

A manutenção das restaurações estéticas está inserida no contexto de manutenção da saúde bucal do paciente. O controle da higiene bucal, as profilaxias periódicas, como também as reavaliações clínicas do estado das restaurações prolongam a vida útil desses trabalhos. Pequenos reparos de possíveis falhas como manchamento superficial e pequenas fraturas podem ser realizadas com facilidade pela mesma técnica adesiva usada na confecção das restaurações estéticas.


Depoimentos

Dicas de Saúde

+Ver todas